Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Atividade Física na Menopausa.
.
A prática de atividade física feita pela mulher quando esta chega ao período da menopausa está relacionada com a melhora de sua saúde e qualidade de vida. Muitos estudos vêm comprovando e mostrando a importância da atividade física no período pré, pós, e durante a menopausa (ou climatério).
Qual a diferença entre menopausa e climatério?
O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a vida não-reprodutiva da mulher.
Dentro desse período ocorre a menopausa que corresponde à última menstruação. Nesse período, o ovário perde a sua função, deixa de produzir óvulos, sofrendo alterações morfológicas e endócrinas.
São considerados estágios do climatério:
• o período pré-menopausa,
• o momento da menopausa e
• o período pós-menopausa.
Climatério, chamado normalmente apenas de menopausa não quer dizer terceira idade, envelhecimento; mas sim o término da fase reprodutiva da mulher. Pode ser uma época da vida cheia de ganhos se vier associada à hábitos de vida saudáveis (dieta equilibrada, alegria de viver, etc) e atividade física regular.
Apesar de ser reconhecida há séculos, a menopausa é considerada um fenômeno da mulher moderna. Atualmente, mais mulheres estão chegando ao climatério e vivendo cerca de um terço da sua vida neste período. Isto devido à melhora dos cuidados médicos que vem proporcionando o aumento da longevidade.
Corpo de mulher na menopausa e os exercícios físicos
O corpo da mulher passa por diversas modificações com a diminuição na produção de estrogênio que ocorre durante a menopausa. Um programa de exercícios físicos traz para o corpo da mulher benefícios universalmente conhecidos assim como benefícios específicos relacionados com os sintomas característicos.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.
Nenhum comentário