Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício Físico e a Bronquite.
Bronquite é um termo usado para descrever um quadro de tosse e hipersecreção brônquica (tosse com expectoração) podendo ou não ser acompanhado de chiado. A bronquite aguda geralmente é decorrente de um processo infeccioso dos brônquios e a bronquite crônica, na maior parte dos casos, é seqüela de tabagismo. Na prática clínica diária usa-se o termo bronquite em episódios recorrentes de chiado que ocorrem um a dois dias após o resfriado comum.
Frequente nos primeiros três anos de vida, este quadro pode desaparecer (chiado transitório na infância) ou persistir. Nestes casos as crianças são portadoras de asma.
Chiado nos primeiros 2 anos de vida é muito freqüente, especialmente no menino. A minoria delas tem asma. Grande parte apresentará melhora do quadro após os 3 anos.
Nos casos de sintomas mais intensos ou persistentes é importante afastar outras patologias pulmonares crônicas para impedir que a criança piore pela deterioração do pulmão.
- Não aplicar exercícios fora da casa do paciente quando as temperaturas estiverem muito altas, muito baixas ou com clima seco;
- Evitar orientar exercícios em piscinas com cloro – especialmente para portadores de rinite. Isso pode provocar uma rino-sinusite no aluno;
- Caso o paciente use medicamentos vasodilatadores, é recomendado o consumo antes das atividades físicas, uma vez que eles favorecem a ventilação e evitam os broncoespasmos.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.
Nenhum comentário