Curta e Siga


O que é a dermatoglifia e sua utilidade





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre O que é a dermatoglifia e sua utilidade.


Dermatoglifia é o estudo cientifico das impressões digitais pelo qual é possível analisar o potencial genético da pessoa, através desta analise é possível descobrir as aptidões esportivas e algumas patologias e defeitos do desenvolvimento, é realizado com três tipos de desenhos encontrados nas digitais dos dez dedos da pessoa, sendo eles já citados no texto que são o Arco, Presilha e Verticilo.

Para colher as digitais, o procedimento é igual ao utilizado para emissão da carteira de identidade. A combinação de três fatores é que determina o tipo de fibra muscular. Um deles é o tipo de desenho que as linhas formam. Os predominantes são: Presilha (L), Verticilo (W, S-Desenho), ou Arco (A). Outro fator é o índice Delta, definido pela congruência das linhas que formam o tipo de desenho. Também contam-se a quantidade de linhas que cada desenho contém. Através destes três parâmetros é que se faz a interpretação e análise e se chega a um diagnóstico do tipo de fibra muscular. Até pouco tempo, a definição do tipo de fibra somente era possível com uma biópsia (procedimento laboratorial, oneroso e dolorido).

Fibras - Existem, basicamente, dois tipos de fibra muscular: as lentas ou vermelhas e as rápidas ou brancas. As lentas se caracterizam por um predomínio da resistência, graças à grande quantidade de mitocôndrias, estruturas que geram energia dentro da célula por muito tempo e são resistentes à fadiga. As rápidas se caracterizam pela grande estrutura das fibras, capazes de gerar muita força e velocidade, mas entram em fadiga rápido.

Com a determinação do tipo de fibra é possível escolher o melhor exercício, também servir como fator de escolha do esporte que você queira praticar além da posição na quadra, ou o estilo e a tática de jogo que deve adotar.

Após o diagnóstico, se você possui uma musculatura com predominância de fibras rápidas você deverá priorizar o trabalho de musculação porque você hipertrofia os músculos e ganha força depressa. No caso de uma modalidade, você deve escolher aquela em que esteja envolvida grande potência (velocidade e força juntos) como corridas de velocidade, provas de natação de curtas distâncias, saltos, lançamento; no estilo de esporte se optar em jogar tênis, pode aproveitar a sua potência e jogar para ganhar os pontos no saque, pois esse é seu forte, como também treinar o seu ponto fraco que é a resistência.

No caso de possuir uma musculatura com predominância de fibras lentas, você deverá priorizar trabalho aeróbico, pois demora muito para cansar e consegue permanecer por muito tempo na atividade, escolhendo em participar de provas de longa duração como corridas, maratonas, travessias, jogos e treinar o seu ponto fraco que é a força.

A dermatoglifia vem sendo bastante utilizada na área do desporto pelo fato de que é possível analisar as qualidades físicas de um atleta através da digital, dessa forma é possível direcionar o atleta para a área ou posição que ele tem maior aptidão.

Para o desporto os desenhos das digitais tem os seguintes significados como as digitais que possui uma forma de Arco como mostra a figura abaixo, possui muita força porém baixo nível de coordenação motora, quem possui Presilhas possui velocidade e explosão e por ultimo que tem Verticilo o rodamoinho tem força, velocidade e resistência.

Diversas pesquisas estão sendo realizadas e chegam a conclusão de que a dermatoglifia é um importante fator para determinar o perfil adequado para diversas modalidades no esporte brasileiro entre elas: corredores de provas de longa distância, no futsal de alto rendimento, nos atletas profissionais de futebol de campo, ginástica olímpica, triatlo, natação em provas de meio-fundo e fundo.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário