Curta e Siga


Exercício físico não melhora colesterol, aponta estudo





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício físico não melhora colesterol, aponta estudo.


Abandonar o sedentarismo na fase adulta na tentativa de controlar o colesterol e o triglicérides é ineficaz. Mas o exercício físico, embora não funcione como tratamento contra o problema, pode atuar na prevenção, especialmente se for praticado desde a infância, na intensidade adequada. Essa é a conclusão de uma tese de doutorado defendida na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) com base em um levantamento feito com 2.720 voluntários, parte deles da capital.

A pesquisa avaliou as alterações dos níveis de gordura no sangue, disfunção conhecida como dislipidemia, durante infância, adolescência e fase adulta. Esse tipo de problema atinge 12% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais que o dobro do porcentual de diabéticos no País. o professor Rômulo Araújo Fernandes, do Departamento de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente e autor do estudo disse:

— Menos de 5% dos entrevistados que praticaram exercícios na infância e na adolescência e continuaram com suas atividades apresentaram a doença.

O dado obtido pelo pesquisador evidencia a importância de se incorporar a prática de exercícios à rotina desde cedo. O cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, chefe do Serviço de Nutrição do  Hcor (Hospital do Coração) come

— O hábito é preventivo e deve ser cultivado, pois os efeitos positivos terão reflexos a longo prazo, na fase adulta ou quando o indivíduo for idoso.

A tendência entre o público infantil, porém, é inversa: as crianças paulistas já estão mais sedentárias do que os adolescentes, segundo um estudo com 2.500 estudantes realizado pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação, divulgado pelo Jornal da Tarde em 2011.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário