Curta e Siga


Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos.




A chegada da melhor idade pede cuidados especiais com a saúde, e isso envolve alimentação, prática de esportes, lazer e até mesmo uma vida social ativa.

Sendo assim, separamos 5 benefícios que a prática da hidroginástica pode trazer para essa fase da vida.

1. Aumenta a flexibilidade

Os exercícios aeróbicos realizados dentro da piscina são capazes de trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fazendo com que o aumento da flexibilidade seja notado em um curto espaço de tempo.

Além disso, os ligamentos também acompanham esse processo e acabam se soltando com mais facilidade, levando ao aumento da flexibilidade nos idosos.

2. Melhora o equilíbrio

Com o avanço da idade é natural que o equilíbrio se torne cada vez mais instável, fazendo com que as quedas sejam um dos principais riscos aos idosos. Portanto, os exercícios praticados durante as aulas de hidroginástica são capazes de amenizar este problema, visto que movimentam os braços e pernas ao mesmo tempo.

3. Ajuda a manter a saúde do coração

Durante a prática de atividades físicas a tendência é que o fluxo sanguíneo aumente, elevando a saúde cardiológica. Além disso, o aumento da circulação sanguínea é responsável pela melhora de oxigenação no organismo, evitando o entupimento de veias e outros problemas relacionados ao coração.

4. Combate o estresse

Ao se exercitar o corpo produz e libera hormônios necessários para o controle e combate ao estresse, mal humor e irritabilidade. Além disso, a endorfina e a serotonina também são capazes de combater a depressão.

5. Melhora a qualidade do sono

Após o gasto de energia causado pela prática de exercícios, a sensação de cansaço e bem-estar podem ser responsáveis por uma boa noite de sono.

A hidroginástica traz benefícios para a saúde numa perspectiva global aos praticantes e que a grande maioria destes, busca esta prática por motivos de saúde através de indicação médica ou por estar sentindo os benefícios no seu cotidiano.

Os profissionais de Educação Física podem intervir nessa realidade buscando conscientizar-se da relevância do desenvolvimento de pesquisas para fundamentar sua prática profissional em análises científicas deste fenômeno.

Para profissionais que querem dar (melhorar) aulas de Hidroginástica, tenho uma dica bem legal que é o curso HIDROGINÁSTICA 3.0. Esse curso online que vem numa versão e vai te fazer um professor de Hidroginástica mesmo que nunca tenha trabalhado com isso. Clique aqui e saiba mais!


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário